AVI: um dos formatos mais populares do mundo e criado pela Microsoft, é reconhecido pela maioria das versões do Windows, aparelhos de DVDs e televisões compatíveis com o Codec Divx. Por ser um formato compacto e de boa qualidade, é considerado o MP3 dos vídeos. Se você possui uma boa conexão, mas não deseja perder tempo com vídeos extremamente pesados, fique com ele.
RMVB: formato criado pela Real Networks e exibido no RealPlayer ou no Real Alternative. Derivado do RM, o RMVB tem como característica a taxa variável de bits. Isto significa que o vídeo RMVB varia a taxa de dados de acordo com a complexidade da imagem exibida. O arquivo oferece a mesma qualidade do RM, mas por causa da taxa variável, possui menor tamanho final.
Comumente encontrado em sites que disponibilizam filmes e seriados para downloads, o RMVB é menor do que o AVI, porém com qualidade apenas razoável. Apesar do tamanho que agrada os que possuem pouca velocidade de Internet, quem opta por vídeos com uma boa imagem deve evitá-lo.
MOV: formato criado pela Apple e compatível com o iTunes , iPod Video e iPhone. É necessário ter o QuickTime , ou o QuickTime Alternative instalado na máquina para conseguir rodá-lo. Como não tem sido mais comum encontrar vídeos MOV para download, está caindo no desuso.
MP4: também compatível com iTunes e gadgets da Apple, mas com a vantagem de possuir maior qualidade. Este formato está se firmando como padrão para a venda e aluguéis de filme em alta definição na Internet, um dos programas mais usadas para abri-lo é o Mp4 Player.
Apesar de alguns tocadores de mídia possuírem a denominação MP4, eles não possuem compatibilidade com o codec. Por isso, os usuários são obrigados a convertê-los para um vídeo de formato de menor qualidade para conseguir assisti-los.
MKV: formato popular em razão da escolha pela maioria das pessoas que procuram por vídeos em alta definição na Internet, para rodar ele você usar o Bsplayer ou o DivX. É fácil de encontrar vídeos MKV em, torrents ou em sites de compartilhamento de vídeos. O arquivo final é bem grande (um rip de filme em HD possui cerca de 6 GB), mas vale a pena, sobretudo para quem vai assistir em uma televisão de LED, ou LCD. O MKV funciona como um container de vídeo, permitindo conter vários dados, resultantes de